Lipoaspiração
A lipoaspiração tem sido uma grande aliada, na conquista de um contorno corporal harmônico, quando dietas e atividades físicas não são capazes de alcançar o resultado desejado.
Lipoaspiração – Lipoescultura – Lipo LAD – Lipo HD
Muitas pessoas ficam insatisfeitas com a aparência da barriga ou de outras partes do corpo, que concentram gordura localizada, mesmo depois de seguir uma dieta saudável e realizar exercícios físicos, conseguindo eliminar uma boa parte de gordura. Essa é uma das queixas mais comuns, que ouvimos no nosso consultório.
A lipoaspiração está se tornando uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. O objetivo desse procedimento é criar um contorno corporal mais agradável para o paciente.
A lipoaspiração é um procedimento tridimensional, em que menos é geralmente mais. Remover muita gordura de uma área apenas, às vezes, pode levar a proporções desarmoniosas. Por isso, é tão importante que sua lipoaspiração seja realizada por um cirurgião plástico que possua habilidade e experiência suficientes, para lhe proporcionar os melhores resultados possíveis.
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração, também conhecida como hidrolipoaspiração, lipoplastia e lipoescultura, é uma cirurgia plástica indicada para remover os depósitos de gorduras localizadas, que criam um contorno corporal desproporcional. Embora proporcione um resultado surpreendente para a maioria das pessoas, a lipoaspiração não se destina a ser uma forma de emagrecimento para pacientes com excesso de peso. Em assim sendo, é considerada mais eficaz em pessoas que estejam próximas do seu peso ideal, mas que desejam mudanças no contorno do corpo. Veja a seguir, algumas partes do corpo que normalmente são lipoaspiradas:
- abdômen;
- braços;
- cintura;
- costas;
- culote;
- flancos;
- papada;
- pernas e tornozelos.
Para saber se uma lipoaspiração é indicada para você, entre em contato conosco para agendar uma consulta com Dr. Etienne de Soares Miranda.
Qual tipo de técnica de lipoaspiração eu devo escolher?
A lipoaspiração tradicional envolve incisões muito pequenas em que fluidos são injetados, para fornecer anestesia e prevenir o sangramento, ocasionado pelo uso da cânula que é utilizada para aspirar a gordura. Essa é a forma com resultados comprovados de lipoaspiração e que é bastante eficaz e simples de entender.
Fica a pergunta: por que a lipoaspiração tornou-se tão confusa, com tantas opções no mercado? E qual é a melhor? Sabemos que essa dúvida paira sobre a mente dos pacientes, porque diariamente essa pergunta é feita em nosso consultório.
A resposta é que nenhuma das “melhores e mais recentes” formas de lipoaspiração mostrou em estudos ser superior à lipoaspiração tradicional. Na verdade, algumas apresentam riscos e complicações que não são observados na lipoaspiração tradicional. Trata-se do desejo da mídia de criar entusiasmo para as tendências mais recentes e pelo entusiasmo do público por qualquer coisa que envolva tecnologia avançada.
Saiba mais, sobre as novas formas de lipoaspiração.
Lipoaspiração assistida por laser
É a mais nova forma de lipoaspiração e inclui SmartLipo, SlimLipo, LipoLite, etc. Este tratamento envolve exatamente as mesmas etapas da lipoaspiração tradicional. No entanto, antes de aspirar a gordura, uma cânula específica é inserida, liberando a energia do laser que ajuda a quebrar a gordura antes da sucção. Embora isso possa tornar a remoção de gordura menos trabalhosa para o cirurgião, a energia do laser gera calor, o que apresenta o risco de queimaduras na pele e mais complicações. O intuito era que a energia térmica produzida criasse mais rigidez na pele, mas isso é mínimo e temporário na melhor das hipóteses e nenhum estudo mostrou que essa técnica seja melhor do que a lipoaspiração tradicional.
O procedimento é mais demorado e exige incisões mais longas para as cânulas específicas. Levando isso em consideração e, também, o risco de queimaduras na pele e a falta de qualquer vantagem clara, o Dr. Etienne não vê nenhuma razão para oferecer esta técnica em substituição da lipoaspiração tradicional no momento.
Lipoaspiração assistida por ultrassom
Essa técnica foi desenvolvida bem antes da lipoaspiração a laser e inclui tratamentos como a lipoaspiração VASER. Como você pode imaginar, envolve as mesmas etapas descritas anteriormente, mas você pode substituir a energia do laser fornecida pela energia do ultrassom. Novamente, torna a remoção de gordura menos trabalhosa, mas compartilha o mesmo perfil de riscos e benefícios descrito anteriormente para a lipoaspiração a laser. Também não mostrou ser melhor ou proporcionar maior encolhimento da pele em comparação com a lipoaspiração tradicional.
Muito mais importante do que a técnica exata é o nível de habilidade do cirurgião que realiza o procedimento, em última análise. Qualquer uma dessas técnicas pode produzir resultados excelentes nas mãos certas. Para encontrar um cirurgião qualificado para o contorno corporal, comece procurando um cirurgião que seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Dr. Etienne Soares de Miranda, MD, oferece procedimentos de lipoaspiração no hospital Materdei, em Belo Horizonte. Agende uma consulta em nosso consultório e saiba mais sobre qual técnica é mais recomendada para você.
Lipoaspiração assistida por jato de plasma
Uma outra tática desenvolvida recentemente foi a lipoaspiração assistida por jato de plasma por intermédio do gás hélio. Essa tecnologia é mais conhecida por RENUVION. Mais uma vez a história se repete. Uma promessa de remoção menos trabalhosa da gordura e principalmente uma melhora na redundância de pele, ou seja, um esticamento da pele, assim como na lipoaspiração a laser.
Ainda é uma tecnologia muito nova e com custo muito alto. Precisamos de mais tempo de uso para nos certificarmos de sua eficácia. Dizer que uma tecnologia como essa pode substituir uma abdominoplastia ou miniabdominoplastia, devido ao seu poder de retração da pele, é, no mínimo, temerário. Para um paciente com mínima redundância de pele o resultado parece bom, mas nesses casos a lipoaspiração tradicional forneceria o mesmo bom resultado. Mais uma vez o principal é quem vai fazer sua lipo. Qual habilidade desse cirurgião. E não qual equipamento será utilizado.
Lipoaspiração tradicional assistida por vibração
Vibrolipoaspiração é a lipoaspiração tradicional com a cânula acoplada em equipamento que fornece uma vibração, chegando até a 5000 vibrações por minuto. A técnica e tática, indicações e contra-indicações são as mesmas da lipoaspiração tradicional, porém com a vibração da cânula consegue-se aspirar mais gordura, em menos tempo e principalmente quebrando as fibroses que sempre estão presentes numa cirurgia secundaria. Às vezes, essas fibroses de uma cirurgia secundária impedem ou limitam uma nova lipoaspiração. Com a vibração da cânula o cirurgião consegue vencer esses obstáculos e entregar um resultado muito melhor. O laser, o ultrassom ou o plasma também conseguem vencer essas fibroses, mas existe um custo muito maior e um resultado igual ao da vibrolipoaspiração.
Lipoaspiração de alta definição (HD ou LAD)
Técnica que não só remove a gordura, mas que realiza também uma abordagem artística projetada com melhor delineamento da anatomia superficial. Trabalha-se nessa técnica com a intenção de criar não apenas uma figura mais esbelta, mas, também, uma aparência de uma musculatura altamente desenvolvida, ou seja, por meio de aspiração seletiva de gordura o resultado final imita uma musculatura definida e atlética.
Pode ser realizada por meio da lipoaspiração tradicional ou com o auxilio de qualquer uma das tecnologias citadas anteriormente. Novamente o mais importante é a habilidade do cirurgião e não, o equipamento utilizado.
Quem são bons candidatos para a lipoaspiração?
Os melhores candidatos são pessoas saudáveis, que não apresentem excesso de peso significativo e áreas localizadas com excesso de gordura. Este último ponto é muito importante, uma vez que a pele é limitada em sua capacidade de encolher, para se adequar ao novo contorno após a sucção. Assim, pacientes com excesso de pele podem ter um aumento de flacidez na área onde foi realizada a cirurgia, após a lipoaspiração, sendo necessária a remoção desta pele, procedimento esse conhecido como abdominoplastia.
Como é o pós-operatório da lipoaspiração?
As técnicas de cirurgia de lipoaspiração são projetadas para minimizar os riscos cirúrgicos e garantir que o paciente tenha uma recuperação rápida. Você poderá ir para casa no dia posterior a cirurgia. Você precisará de alguém para acompanhá-lo durante o período em que permanecer no hospital. Também é necessário que tenha alguém para levá-lo para sua casa, pois você sentirá alguns efeitos residuais da anestesia.
Você pode sentir dor, nos primeiros três dias, então, Dr. Etienne prescreverá alguns analgésicos. Você usará uma cinta de compressão por várias semanas, pois ajuda a promover a cicatrização, a reduzir o inchaço e a contração ideal da pele. Essas vestimentas vão restringir seus movimentos, por isso é fundamental não fazer atividades desnecessárias e difíceis.
Algumas dicas úteis para uma recuperação rápida de lipoaspiração incluem:
- siga as instruções pós-operatórias fornecidas pelo Dr. Etienne e sua equipe. Isso inclui comparecer regulamente as consultas de retorno;
- evite anticoagulantes, como aspirina e ibuprofeno, que podem aumentar o sangramento e o inchaço. Você também deve evitar álcool, café e cigarros;
- durma bastante e relaxe durante as semanas após a cirurgia;
- beba muita água, pois manter-se hidratado ajuda na recuperação;
- mantenha uma dieta saudável durante a recuperação da lipoaspiração e evite gorduras saturadas, açúcar e sal
- exercícios leves, como caminhadas curtas, podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização, mas não exagere
- faça fisioterapia pós-operatória semanal. Ela ajuda a minimizar a dor e o desconforto, durante a recuperação da lipoaspiração, além de estimular o sistema imunológico, prevenir infecções, restaurar os tecidos a forma e as funções normais.
É necessário que o paciente siga todas essas indicações, para ter uma boa recuperação, sem riscos e complicações.
Quais são os riscos da lipoaspiração?
Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam alguma incerteza e risco e com a lipoaspiração não é diferente. Embora existam algumas complicações possíveis, a boa notícia é que o risco de ter qualquer complicação grave ainda é raro. Os riscos da lipoaspiração são:
- complicações de anestesia;
- sangramento e infecções;
- embolia gordurosa;
- embolia pulmonar;
- mudanças na sensibilidade da pele;
- descoloração e dormência da pele;
- cicatriz;
- hematomas;
- fibroses;
- danos em algumas estruturas, como vasos, nervos e região abdominal;
- complicações cardíacas e vasculares.
Você deve conversar sobre os riscos da lipoaspiração durante sua avaliação com Dr. Etienne. Ele terá o prazer de orientá-lo, para que você possa desfrutar de ótimos resultados com segurança.
Consulta de lipoaspiração
A primeira consulta é uma oportunidade para o Dr. Etienne ouvir e compreender seus desejos, examinar e avaliar suas necessidades físicas, informá-lo completamente do procedimento ou dos tratamentos alternativos, revisar e responder a perguntas e familiarizá-lo com nossa equipe.
Durante sua avaliação inicial, esteja preparado para conversar sobre:
- seus objetivos cirúrgicos;
- condições médicas, alergias a medicamentos e tratamentos médicos;
- medicamentos, vitaminas, suplementos de ervas, uso de álcool, tabaco e drogas atuais;
- cirurgias anteriores.
O sucesso e a segurança de seu procedimento de lipoaspiração dependem muito de sua total sinceridade durante a consulta Serão feitas várias perguntas sobre sua saúde, desejos e estilo de vida
A consulta é o momento em que são esclarecidas todas as dúvidas com Dr. Etienne. É muito importante que você compreenda todos os aspectos do procedimento de lipoaspiração. É natural sentir alguma ansiedade, seja por empolgação com o seu novo visual antecipado ou por um pouco de estresse pré-operatório. Fique à vontade para conversar sobre esses sentimentos com o Dr. Etienne.
Convidamo-lo para uma consulta em nosso consultório na cidade de Belo Horizonte. Clique aqui e agende sua consulta.
Videos
Perguntas frequentes
- Como é a anestesia da lipoaspiração?
- Ficam cicatrizes após a lipoaspiração?
- Como é o pós-operatório da cirurgia de lipoaspiração?
- Quantos quilos vou emagrecer com a lipoescultura?
- A lipoescultura deixa cicatriz muito visível?
- Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
- Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?
- O pós-operatório da lipoaspiração é muito doloroso?
- Qual o período de internação após a cirurgia de lipoaspiração?
- São utilizados curativos na lipoaspiração?
- Quando são retirados os pontos da cirurgia de lipoaspiração?
- Quando poderei tomar banho completo?
- Qual a evolução pós-operatória da lipoaspiração?
- A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?
- Quando os resultados da lipoaspiração aparecerão?
- Quanto tempo dura a cirurgia de lipoaspiração?
- É verdade que vou reter líquidos após a lipoaspiração?
- Quanta gordura pode ser removida durante a lipoaspiração?
- Os resultados da lipoaspiração são permanentes?
- O que são cintas de compressão?
- O que é uma cânula?
- Quanto custa uma lipoaspiração?
Como é a anestesia da lipoaspiração?
Geral, peridural ou local com sedação.
Ficam cicatrizes após a lipoaspiração?
Geralmente, as cicatrizes são praticamente imperceptíveis. Antes da cirurgia, Dr. Etienne marcará as áreas de incisão, de modo que as cicatrizes da lipoaspiração fiquem cobertas mesmo com um biquíni.
Como é o pós-operatório da cirurgia de lipoaspiração?
O paciente costuma ter alta no dia seguinte. Terá que usar uma cinta modeladora durante 30 dias, ou mais se o inchaço persistir. Recomenda-se o início das sessões de drenagem linfática entre o 2º e o 10º dia de pós-operatório. O resultado começa a aparecer com uma semana e se define em três a seis meses.
Quantos quilos vou emagrecer com a lipoescultura?
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente, haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções de cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. A avaliação correta de 3 itens: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização permitem avaliar o resultado. Há casos, em onde o(a) paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio, antes da cirurgia, onde nos leva a aconselhar aqueles(as) que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico prévio. Existem casos em que retira-se gordura de certas áreas e reinjeta-se esta gordura retirada sob condições assépticas em outras regiões que necessitam aumentar seu volume. Parte dessa gordura poderá se reabsorver. É impossível prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.
A lipoescultura deixa cicatriz muito visível?
As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. De toda a maneira, vamos dar uma explicação sobre a evolução de uma cicatriz, seja ela decorrente desta ou de outra cirurgia.
- Período imediato: vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
- Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, e vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
- Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente e atinge o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo deverá ser feita após este período.
Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
Na resposta anterior foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Resta, ainda, acrescentar algumas observações sobre as áreas tratadas, no que tange à sua consistência, sensibilidade, volume, etc.
Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estarem sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º. mês. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.
Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?
O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Devemos salientar, entretanto, o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, cadeiras e coxas. A cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, o excesso retirado sempre lhe proporcionará uma melhor evolução, mesmo que você venha a ganhar certo peso.
O pós-operatório da lipoaspiração é muito doloroso?
Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que obedecidas as orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.
Qual o período de internação após a cirurgia de lipoaspiração?
Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia (local com sedação, peridural, geral) o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.
São utilizados curativos na lipoaspiração?
Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média.
Quando são retirados os pontos da cirurgia de lipoaspiração?
Entre o 4º ao 15º dia.
Quando poderei tomar banho completo?
Geralmente no dia seguinte à cirurgia.
Qual a evolução pós-operatória da lipoaspiração?
Não se esqueça até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. No item 02, foi esclarecido sobre a evolução cicatricial (até o 18º mês). No item 03 sobre a sensibilidade, consistência, etc. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto”. Seja paciente, pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários. É evidente, toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao Dr. Etienne que lhe dará os esclarecimentos necessários, para sua tranquilidade. Em algumas pacientes, ocorre uma certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório . Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se nenhum resultado deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 aos 9 meses. Condutas complementares em academias, com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final. A modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.
A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?
Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado bastante natural . Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) reveste o corpo.
Quando os resultados da lipoaspiração aparecerão?
O resultado final será alcançado após seis meses, quando o corpo estiver totalmente recuperado, embora você perceba algumas melhorias desde as primeiras semanas.
Quanto tempo dura a cirurgia de lipoaspiração?
O tempo de cirurgia é definido a partir da quantidade de gordura que será extraída e do conhecimento das áreas a serem tratadas. Entretanto, em média, a lipoaspiração demora de uma a cinco horas.
É verdade que vou reter líquidos após a lipoaspiração?
É comum que ocorra retenção de líquidos (edema) em pacientes que tenham realizado a lipoaspiração. A realização de drenagens linfáticas ajuda acelerar a reabsorção do edema.
Quanta gordura pode ser removida durante a lipoaspiração?
É aconselhável que o volume de gordura removido corresponda a um percentual entre 5% e 7% do peso corporal.
Os resultados da lipoaspiração são permanentes?
Infelizmente, não. A definição do contorno é duradoura, porém se o paciente ganhar peso pode perder todo o resultado da cirurgia. Portanto, é fundamental a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos, para que os resultados da lipoaspiração sejam mantidos ao longo do tempo.
O que são cintas de compressão?
São roupas elásticas, projetadas para diferentes partes do corpo, a fim de se oferecer um suporte firme e reduzir a possibilidade de sangramento e inflamação após a cirurgia.
O que é uma cânula?
É um tubo de aço inoxidável, utilizado para absorver a gordura, quando introduzido sob a pele nas áreas a serem tratadas.
Quanto custa uma lipoaspiração?
O custo de uma lipoaspiração depende das áreas a serem tratadas, do cirurgião e do local da cirurgia. O Conselho Federal de Medicina e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas pela “internet”. Por isso, os valores devem ser discutidos, somente após uma avaliação presencial no consultório. Recomendamos que você agende uma consulta, para receber um orçamento personalizado.
Orientações Pós-Operatórias
- Não há restrições no posicionamento para dormir. Escolha a melhor posição para o seu conforto durante o sono.
- Não há restrições na amplitude de movimento dos membros quando aspirados. Deverá, porém, ser mais lento e cuidadoso.
- Evitar dirigir automóveis nos primeiros 07 dias de pós-operatório. Coloque o cinto de segurança de modo não comprimir as regiões operadas.
- Tome seu banho de corpo inteiro no dia seguinte da cirurgia. Tire cuidadosamente as cintas, entre no chuveiro e lave as áreas operadas com o sabão receitado. Enxague. Complete o banho. Enxugue-as com uma toalha de rosto limpa deve estar separada apenas para enxugá-las também nos outros dias. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. Coloque imediatamente as cintas. Complete o pós banho. Não se preocupe com as fitas de micropore. Não se soltam no banho.
- É comum a presença de áreas arroxeadas (equimoses) nos locais aspirados. As mesmas deverão desaparecer num período de até 20 dias de pós-operatório. Um desconforto à compressão da área operada pode ser sentido, bem como um desconforto ao sentar-se ou deitar-se sobre áreas operadas.
- Não há necessidade de repouso no leito no pós alta. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima. Não fique dependente. Você não está doente e pode fazer 90% de suas atividades cotidianas.
- Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 20 dias.
- Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, ping-pong, squash, tênis, etc.) está proibido por pelo menos 40 dias.
- Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias se ainda não haver áreas ainda arroxeadas, só use maiôs ou biquínis da cor preta onde cubram totalmente as cicatrizes e evite a exposição ao sol.
- Ir ao consultório regularmente, como solicitado, para avaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dor nas áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas.