Blog
Quanto tempo usar fita Micropore após rinoplastia?
A cirurgia no nariz é realizada com intuito de remodelar o formato e tamanho do nariz. Na fase da recuperação é necessário ter alguns cuidados para que o resultado seja como o esperado. Com isso surgem as dúvidas sobre como cuidar das bandagens e talas que ficam e quanto tempo usar fita Micropore após a rinoplastia.
Se você quer saber mais sobre os cuidados no pós-operatório da rinoplastia veja a seguir as dicas e orientações para a recuperação nasal.
Usar Micropore após a rinoplastia é necessário?
Após a rinoplastia, a maioria dos cirurgiões acredita que utilizar o Micropore é um aspecto indispensável do cuidado pós-operatório. Enquanto para outros, é apenas uma questão do tipo de nariz do paciente e da consistência da pele.
Desse modo, o usa de bandagens e Micropore no nariz cabe ao cirurgião decidir se é necessário ou não, pois a colocação vai depender das características do seu nariz e da preferência do seu cirurgião.
Então o que você deve fazer é seguir as instruções do seu cirurgião, mesmo que isso signifique posicionar constantemente as fitas nasais por algumas semanas após a cirurgia.
O que o Micropore faz no nariz após a rinoplastia?
Os médicos que incentivam a bandagem após a rinoplastia geralmente recomendam porque acreditam que a bandagem ajudará a pele inchada a se posicionar com mais facilidade no osso subjacente.
O uso do Micropore também auxilia no processo de transição do novo formato do nariz, pois com as bandagens é possível o paciente se ajuste gradualmente ao seu novo visual.
Como colocar o Micropore em casa após a rinoplastia?
Diferentes médicos têm diferentes técnicas de colocação. O tipo de nariz e a espessura da pele também determina como a fita deve ser colocada no nariz após a rinoplastia.
De acordo com os estudos gerais em plástica nasal, os princípios básicos da fita após uma plástica no nariz não se diferem muito. Antes de colocar o Micropore você deve limpar bem a área com água e sabão.
Proteja a ponte nasal
Logo em seguida, para colocar fita adesiva na ponte do nariz, corte 3 ou 5 pedaços de fita, cerca de 5 centímetros cada, faça cortes maiores para parte perto da ponta e pedações menores próximo dos olhos. Geralmente a faixa é aplica primeiramente no edema da ponta supra e continua subindo pelo nariz.
A faixa deve ser aplicada sempre sobrepondo á anterior com uma leve pressão uniforme na área.
Contorne a ponta em “U”
Com um pedaço maior de fita, envolva a parte de baixo da ponte enquanto erguer cuidadosamente, criando formato de “U”. As narinas não devem ser cobertas por isso a parte superior do nariz deve ficar descoberta.
Protegendo a ponte novamente
O primeiro passo deve ser realizado novamente, sem esquecer-se de pressionar levemente a fita na hora da colocação.
Como devo retirar o Micropore da rinoplastia?
Após o tempo estabelecido pelo seu médico, geralmente de 2 a 3 semanas, você deve realizar a troca das fitas a cada 2 a 3 dias.
A remoção deve ser tão cuidadosa quanto à aplicação, pois seu nariz ainda está em processo de cicatrização e a pele está extremamente delicada. Por isso é importante atentar-se na força que é exercida sobre a área, sempre tenha muita cautela na colocação e na retirada das bandagens.
Você pode tentar remover as fitas no chuveiro quando estiverem molhadas ou utilizar soluções especiais que são indicadas pelo médico para auxiliara na remoção das fitas. O tempo necessário para usar Micropore após a rinoplastia vai depender das orientações do seu cirurgião.
Após a remoção o nariz deve ser limpo e qualquer resíduo do Micropore deve ser retirado.
Quanto tempo usar fita Micropore após rinoplastia e qual tipo de fita Micropore utilizar?
A fita pós-cirúrgica deve ser adesiva de grau médico hipoalérgica, você encontra em qualquer farmácia.
A fita é mais conhecida como Micropore e ao solicitar esse tipo de bandagem o farmacêutico orientará as marcas disponíveis. Geralmente fitas com 1/2 polegada de largura são mais indicadas.
Como tomar banho com a fita e a tala após a rinoplastia?
Não é recomendo molhar as bandagens durante o banho na primeira semana. Você pode lavar o cabelo e o corpo sem deixar a água escorrer pelo rosto. Pra limpar o rosto durante este período utilize uma toalha umedecida.
Após a remoção das talas as fitas ficaram e seu médico orientará sobre a retirada e colocação. Quando estiver somente com as fitas o banho é o melhor momento para retira-las quando for necessário.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos
Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467