Blog
Ginecomastia: causas medicamentosas
A ginecomastia é o desenvolvimento de glândulas mamárias excessivamente grandes em homens, resultando no aumento do peito, que algumas vezes pode provocar a secreção de leite (galactorreia) e é geralmente atribuída ao desequilíbrio de hormônios sexuais.
É uma síndrome relativamente frequente que pode aparecer espontaneamente na puberdade, ou ser provocada pela ingestão de alguns medicamentos, tais como: estrógenos, corticóides, espirinolactona, sulpiride, digoxina, cimetidina, neurolépticos, anfetaminas, certas substancias como cannabis, etc.
O excesso de atividade do estrogênio, provocado pelo consumo de medicamentos para aumento de massa corporal, pode ocasionar aumento da mama, assim como medicamentos usados no tratamento do câncer de próstata. Embora a parada na ingestão desses medicamentos possa ocasionar a regressão da ginecomastia, algumas vezes é necessária a cirurgia para eliminá-la.
O diagnóstico baseia-se no histórico clínico e na exploração pelo próprio paciente. A contagem hormonal e a radiografia pulmonar são indispensáveis para determinar a causa de ginecomastia. A mamografia confirma o diagnóstico e descarta a presença de tumores malignos.
Para mais informações sobre Cirurgia Plástica BH, visite a página Cirurgia Plástica BH no site do Dr. Etienne
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos
Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467