Lifting Facial

Procedimento cirúrgico usado para se eliminar as rugas na face e pescoço

Ritidoplastia

A face perde sua elasticidade, com o passar dos anos. A perda da elasticidade do rosto resulta de um aumento da flacidez cutânea e muscular e da perda de gordura, modificando-se então, o contorno facial. A cirurgia de lifting facial procura devolver essa jovialidade perdida com o tempo.

As rugas se tornam visíveis ao redor dos olhos, à medida em que envelhecemos. As linhas que antes eram quase invisíveis na testa, agora se tornam mais evidentes.  Infelizmente, ou felizmente, todos nós devemos lidar com esses aspectos negativos da gravidade que vem com a idade. Infelizmente porque passamos a denunciar nossa idade e aparentar mais cansaço. Felizmente porque se chegou a esse ponto é porque viveu o suficiente para isso!

Uma cirurgia de lifting facial, desenvolvida para fornecer uma pele menos enrugada e mais vibrante, reduz os efeitos estéticos do envelhecimento no rosto, removendo o excesso de pele, tensionando os músculos faciais subjacentes, reposicionando gordura e colocando onde agora está faltando, por intermédio da gordura retirada do próprio corpo do paciente.

O procedimento, geralmente, ajuda os pacientes a parecerem bem mais jovens. Dr. Etienne Soares de Miranda é um cirurgião de lifting facial de Belo Horizonte, altamente experiente e comprometido com resultados naturais.

Para saber como um lifting facial pode rejuvenescer sua aparência ou para agendar uma consulta com o Dr. Etienne, entre em contato conosco hoje.

O que é um lifting facial?

Também conhecido como ritidoplastia, facelift, plástica facial, ritidectomia ou cirurgia das rugas, o lifting facial está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. O lifting é um termo derivado da palavra em inglês “lift”, que quer dizer levantar, usada para referências a procedimentos nos quais há um reposicionamento dos tecidos.

O lifting facial é realizado com o objetivo de melhorar a aparência do rosto, da mandíbula e do pescoço, reduzindo as rugas e outros sinais de envelhecimento. Geralmente, o procedimento proporciona resultados satisfatórios no que diz respeito ao levantamento da face, à melhora do contorno do rosto e suavização dos vincos e sulcos.

Benefícios da cirurgia de lifting facial

A cirurgia de lifting facial é uma das melhores maneiras de combatermos os sinais da idade e proporciona aos pacientes uma aparência renovada e rejuvenescida, com benefícios que incluem:

  • sinais reduzidos de linhas finas e grossas;
  • restauração de um visual mais descansado e vibrante;
  • levantamentos das áreas faciais caídas, como bochechas e sobrancelhas
  • aparência reduzida de papada e excesso de pele solta;
  • refinamento da linha do queixo e mandíbula;
  • possibilidade de aumentar sua autoconfiança;
  • resultados duradouros.

Os procedimentos de lifting do Dr. Etienne dependem das necessidades exclusivas de cada paciente. Enquanto alguns pacientes podem se beneficiar apenas do lifting facial, outros podem melhorar ainda mais seus resultados com uma combinação de procedimentos estéticos não cirúrgicos. Dr. Etienne discutirá todas as opções com você na consulta inicial e o ajudará a determinar o melhor plano de tratamento para seus objetivos.

Tipos de lifting facial

O lifting facial pode ser focado em diferentes partes do rosto, de acordo com a necessidade do paciente.  Embora todos os procedimentos de lifting facial sejam voltados ao rejuvenescimento da face.

Conheça, a seguir, os principais tipos de lifting facial e qual é o mais indicado para cada caso.

Lifting temporal

Cirurgia plástica com foco na elevação da região temporal, ou seja do terço superior da face, que engloba a calda da sobrancelha.

Lifting frontal

Elevação das sobrancelhas e promoção de rejuvenescimento da testa. O inconveniente de aumentar o tamanho da testa ou alopecia, em algumas técnicas, assim como o aparecimento da toxina botulínica e da cirurgia endoscópica diminuíram muito a indicação desse tipo de cirurgia.

Lifting facial

Esse termo refere-se ao terço médio da face, ou seja, região das bochechas, entre o nariz e boca de um lado e orelha do outro lado. O procedimento corrige o excesso de pele, flacidez muscular e reposicionando os compartimentos de gordura.

Lifting cervical

Uma das técnicas mais procuradas e realizadas, tanto isoladamente, quanto conjuntamente com outras técnicas, o lifting cervical, também conhecido por lifting do terço inferior, serve para corrigir o excesso de pele, excesso de gordura e flacidez muscular da região do pescoço (papada).

Lifting frontal endoscópico

Esse procedimento é utilizado para o levantamento das sobrancelhas com incisões mínimas ocultas no cabelo. São utilizados um sistema óptico, câmeras, por intermédio de incisões menores e ocultas no couro cabeludo realizam-se um descolamento da região frontal e uma suspensão da testa e sobrancelhas. Não são todos os pacientes que têm indicação para esse tipo de cirurgia.

Mini lifting

Esse método consiste em incisões e descolamentos menores para uma tração da pele e do músculo. A cirurgia é realizada em áreas menores e não, na face completa.

Quando o lifting facial é recomendado?

Fazer um lifting muito cedo pode ser inútil, pois os efeitos do envelhecimento aceleram-se conforme você envelhece. Embora não haja uma idade certa para que se adote o procedimento que estamos tratando, a realização de uma cirurgia precoce pode ocorrer a necessidade de novas cirurgias. Fazer isso tarde demais também não é o ideal, porque uma plástica facial visa preservar e manter seu rosto, portanto, submeter-se a ele tardiamente, não trará resultados satisfatórios.

O melhor candidato é o homem ou mulher, cujos rosto e pescoço começaram a apresentar flacidez, mas em que a pele ainda mantenha alguma elasticidade e que a estrutura óssea seja forte e bem definida. A maioria desses pacientes encontram-se na faixa etária situada entre 40 anos e 60 anos, mas a cirurgia também pode ser realizada em pacientes mais jovens ou mais velhos, dependendo de cada caso.

Um lifting pode levá-lo a parecer mais jovem e revigorado e ainda pode aumentar sua autoconfiança. Mas não vai dar a você uma aparência totalmente diferente e nem restaurar a saúde e vitalidade que tinha em sua juventude. Antes de se decidir pela cirurgia, pense bem em suas expectativas. Nosso trabalho é ouvir atentamente suas necessidades e informá-lo do que esperar do resultado da cirurgia. 

Pacientes que passam por um lifting facial na faixa etária situada entre 40 e 50 anos, obtêm resultados melhores e mais duradouros do que aqueles que o fazem mais tarde. É recomendável que o paciente realize também outros tratamentos de rejuvenescimento da pele juntamente com o lifting, para alcançar resultados ainda mais satisfatórios.

Para pacientes na faixa etária de mais de 50 anos, Dr. Etienne recomenda usualmente o lifting facial completo, ou seja, terços superior, médio e inferior.

Quem são os candidatos ideais para fazer um lifting facial?

Os candidatos ideais para um lifting facial em Belo Horizonte com Dr. Etienne tendem a apresentar as seguintes características:

  • pele flácida no rosto ou no pescoço;
  • pregas nasolabiais ou rugas profundas que se estendem do nariz aos cantos da boca;
  • vincos ou “linhas de marionete” que se estendem dos cantos da boca até o queixo;
  • flacidez ou gordura facial deslocada;
  • mandíbula pesada ao longo da face inferior como resultado da perda do tônus ​​muscular;
  • queixo duplo devido a depósitos excessivos de gordura ao longo da mandíbula e abaixo do queixo;
  • vincos e flacidez da pele ao longo do pescoço.

Você pode ser um candidato ideal para esse procedimento, se você está incomodado com os sinais de envelhecimento de que estamos tratando, sua saúde geral é boa e tem expectativas realistas sobre o que uma cirurgia plástica no rosto pode realizar. Para confirmar se essa cirurgia é indicada para você, agende sua consulta inicial com Dr. Etienne. Durante o atendimento, ele avaliará a condição, a qualidade e a elasticidade de sua pele, bem como sua estrutura óssea subjacente.

O processo de recuperação

É provável que você sinta pouca dor, apareçam algum inchaço e hematomas, após a cirurgia de lifting facial. Tais manifestações do corpo são normais e devem diminuir gradualmente durante a recuperação. As bandagens são aplicadas para estimular a recuperação adequada e normalmente são removidas, após um ou dois dias. É importante manter a cabeça elevada nos primeiros dias, após a cirurgia. Qualquer desconforto durante o processo de recuperação pode ser controlado com medicamentos prescritos pelo Dr. Etienne.

É recomendável que os pacientes descansem bastante nos dias após o procedimento e sigam uma dieta saudável para acelerarem o processo de recuperação. Dr. Etienne agendará algumas consultas pós-operatórias com você, para acompanhar a evolução do seu processo de recuperação. Você deve evitar a prática de atividades extenuantes por algumas semanas, após a cirurgia. A maioria dos pacientes consegue retomar as atividades sociais normais no período de 10 a 14 dias.

Videos

Perguntas frequentes

Se eu fizer ritidoplastia, quantos anos vou rejuvenescer?

Não é possível, através da ritidoplastia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, é importante ressaltar, já que informações errôneas são transmitidas por leigos desinformados ou pela mídia de forma distorcida. Alguns pacientes chegam a acreditar na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. Nenhum cirurgião plástico logrará este intento.

Como ficarão as cicatrizes da ritidoplastia?

A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo.

Recursos cosméticos, maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro em relação à evolução das cicatrizes. Em certos casos, ela tornar-se praticamente invisível. Apesar desta advertência prévia, muitos pacientes costumam não se ater aos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes no período pós-operatório imediato e mediato. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

Por quanto tempo persiste o resultado da ritidoplastia?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retarda visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retarda, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo”. Em alguns casos, há necessidade de retoques após certo tempo.

A cirurgia do rejuvenescimento facial (rugas) é considerada como “pequena” ou “grande cirurgia”? Há risco nessa operação?

Raramente a ritidoplastia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, isto geralmente é passível de correções posteriores, mediante revisões cirúrgicas, permitindo-nos obter o resultado almejado. Não existe qualquer obrigatoriedade do cirurgião em intervir posteriormente (retoques, correções ou complementações), desde que a sequela não se deva à imperícia , negligência ou imprudência profissional.

As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

Evidentemente; a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte de seus prontuários médicos.

Que tipo de anestesia é utilizada para a ritidoplastia?

Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas, dependendo de cada caso.Seu cirurgião deverá sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá se estender de 3 a 4 horas, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Qual o tempo de internação?

Meio período até 24 a 36 horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre levando-se em conta o conforto e segurança do paciente.

São utilizados curativos?

Sim. Geralmente são utilizados curativos secos. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?

Não obrigatoriamente. Poderá ser recomendada a aplicação de compressas de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser trocadas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

Há dor no pós operatório?

O pós-operatório geralmente não apresenta problema de dores, desde que o(a) paciente observe as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésico de linha comum.

Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 48 a 72 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), após 8 a 12 dias.

Quando poderá ser utilizada maquiagem?

Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 5º dia. Seu cirurgião poderá fornecer-lhe maiores detalhes a esse respeito.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 4ª semana.

O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado.

Qual a evolução pós-operatória?

Não se esqueça de que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranquilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?

Cada caso é analisado individualmente, durante a primeira consulta. Alguns pacientes procuram com esta cirurgia, ficar “mais bonitos”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, mas apenas um efeito a mais a que se busca. Nessa ocasião, Dr. Etienne esclarecerá sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que tenha-se decidido mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, a cirurgia deverá ser recusada.

O que um lifting facial pode tratar?

Flacidez de pele e de músculo e reposicionamento de gordura.

Um lifting de rosto pode reduzir o aparecimento de rugas ao redor da boca, olhos e testa?

Não; o lifting facial normalmente só corrige a flacidez da pele do rosto. A pele, ao redor da boca, dos olhos e da testa, só pode ser aprimorada por meio de procedimentos adicionais, como cirurgia de pálpebras ou aplicação de injetáveis.

Qual o tempo de duração da cirurgia de lifting facial?

A duração da cirurgia depende do indivíduo e da extensão de seu procedimento. Procedimentos adicionais também podem ser feitos em conjunto com a cirurgia de ritidoplastia. Depois que você e Dr. Etienne estabelecerem suas necessidades estéticas, ele pode dar uma estimativa melhor do tempo necessário para o procedimento cirúrgico. Normalmente, um lifting facial pode demorar em média 4 horas.

A cirurgia de lifting facial deixa cicatrizes?

Sim, mas as incisões são feitas em dobras naturais e atrás das orelhas, resultando em cicatrizes bem escondidas. Elas normalmente não causam incômodos e são mínimas.

O procedimento de lifting facial é doloroso?

Os pacientes costumam sentir dor ou desconforto leves, após a cirurgia de lifting facial, mas podem ser tratados com medicação oral, prescritas pelo Dr. Etienne Miranda.

Quanto tempo de recuperação é necessário antes que eu possa voltar ao trabalho?

A maioria dos pacientes do Dr. Etienne sentem-se aptos a retornar ao trabalho nas primeiras duas semanas.

Quando posso retomar minha programação de exercícios?

É melhor evitar qualquer exercício extenuante, até que você esteja completamente recuperado, o que leva aproximadamente oito semanas.

O lifting facial é coberto pelo plano de saúde?

Não; o plano de saúde não paga por procedimentos estéticos, como o lifting facial. No entanto, oferecemos aos nossos pacientes algumas opções de parcelamento que auxiliam no pagamento da cirurgia. Por favor, solicite em nosso consultório mais informações.

Posso realizar outras cirurgias plásticas faciais ao mesmo tempo da realização do meu lifting?

Sim; de fato, muitos dos pacientes de lifting facial do Dr. Etienne preferem realizar o lifting facial em conjunto com outras cirurgias plásticas, como blefaroplastia (cirurgia da pálpebra), reparo do lóbulo da orelha ou aumento do queixo.

O que devo esperar após a cirurgia de lifting facial?

Muitos pacientes ficam surpresos com a falta de dor, depois de um lifting facial. Por várias semanas, espere algum inchaço ao redor dos olhos. No entanto, à medida em que o inchaço desaparece, você começará a ver o progresso da cirurgia. Sensações de repuxamento e de áreas dormentes na face são comuns no pós-operatório. Corrida, ciclismo e exercícios aeróbicos em geral, podem ser retomados, após quatro semanas. É permitido dirigir, quando o inchaço diminuir e não atrapalhar sua visão. Viagens aéreas geralmente são permitidas no período de aproximadamente, 10 dias, após a cirurgia.

O lifting facial é permanente?

Sim e não. Obviamente, o lifting facial não interrompe o processo de envelhecimento. Com o passar do tempo, o rosto restaurado apresentará sinais de envelhecimento, como papada e pele flácida. Por outro lado, a pessoa que faz a cirurgia de lifting

Orientações Pós-Operatórias

  • Não dormir de bruços. Prefira dormir de barriga para cima ou de lado sem comprimir a região operada.
  • Lave o rosto inclusive as pálpebras operadas já no dia seguinte à operação, utilizando-se do sabão receitado para tal. Escove os dentes normalmente. É possível aparecer um arroxeado (equimose) em torno das pálpebras com inchaço (edema) das mesmas. Um lacrimejamento mais acentuado é também comum acontecer. Todo o rosto e pescoço poderão estar inchados (edema). Estes sinais tendem desaparecer à partir do terceiro dia de pós-operatório. Qualquer dor e/ou volume localizado (hematoma) no rosto ou pescoço deverá ser comunicado imediatamente ao cirurgião. Um pico de febre é comum em qualquer pós-operatório. A persistência da mesma deverá ser comunicada ao cirurgião.
  • Evitar dirigir nos primeiros 05 dias de pós-operatório.
  • Tome seu banho de corpo inteiro no dia seguinte da alta molhando inclusive o rosto, as pálpebras e o couro cabeludo, sem esfregá-lo, tendo sempre cuidado especial com os pontos. Utilizar sempre o sabão receitado para tal. Seque o cabelo com secador frio no pós-operatório. Tenha sempre uma toalha de rosto separada para enxugar toda a cabeça e outra toalha comum para o resto do corpo.
  • No pós alta imediato, é importante o repouso no leito ou em cadeira com encosto reclinável de modo deixar a cabeceira elevada a 30 graus em relação ao resto do corpo. No dia seguinte, este repouso é relativo, não havendo necessidade de leito ou cadeira reclinável. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima. Não fique dependente. Você não está doente e pode fazer 90% de suas atividades cotidianas.
  • Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 20 dias.
  • Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, ping-pong, tênis, etc.) está proibido por 03 meses.
  • Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias desde que se use bonés ou chapéus de aba larga, da cor preta, que cubram totalmente o rosto e se evite a exposição ao sol.
  • Ir ao consultório regularmente, como solicitado, para avaliação, drenagem linfática e evolução da cirurgia. Os pontos das pálpebras são retirados após 72 horas de pós-operatório e os demais com 10 dias.
  • É permitido tingir o cabelo até 01 semana antes da cirurgia e 01 mês após a mesma.


Open chat