Blog

Especialista em Rinoplastia Secundaria

19/08/2020
Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467

O procedimento cirúrgico que para melhorar e corrigir as imperfeições de narizes já operados.

Qual médico é especialista em rinoplastia secundária?

Você pode realizar o procedimento com médico cirurgião que realizou a primeira cirurgia ou caso você prefira pode procurar por médicos cirurgiões especialista em cirurgias reparadoras mais conhecida como Rinoplastia secundaria devido ao alto grau de complexidade desse procedimento, geralmente somente cirurgiões com muita experiencia conseguem reparar e ao mesmo tempo deixar seu nariz harmônico novamente. Dr Etienne tem vasta experiencia em Rino Secundaria.

Rinoplastia secundária

A cirurgia plástica no nariz secundaria serve para corrigir e alterar a forma ou a função do nariz após uma rinoplastia que ocorreu previamente.

O procedimento é indicado para a remodelagem e reconstrução das deformidades funcionais e estéticas que não foram corrigidas adequadamente ou que foram agravadas com a primeira cirurgia.

Rinoplastia de revisão

O termo utilizado é mais amplo e se enquadra a pacientes que necessitam de diversas cirurgias nasais. Há pacientes que possuem a necessidade de realizar procedimentos em etapas, essas cirurgias podem ser para correção de procedimentos anteriores ou por deformidades pré-existentes na face.

O que é feito na rinoplastia?

A rinoplastia é realizada para correções estéticas ou funcionais do nariz. Na primeira rinoplastia costumam ser aplicadas técnicas para a melhora das questões estéticas e funcionais nasais, mas devido à intercorrências o procedimento pode ser comprometido e a segunda cirurgia nasal pode ser indicada para que o paciente tenha o resultado almejado.

A realização de uma revisão nasal pode ser adequada para que técnicas avançadas possam ser realizadas por um especialista em rinoplastia, tornando o processo bem sucedido, principalmente quando há comprometimento da funcionalidade nasal.

Geralmente um cirurgião plástico especializados em rinoplastia possui experiência em cirurgias de revisão e reparadoras e é capaz de realizar o procedimento secundário.

Todo o procedimento deve ser discutido com seu médico cirurgião para que as expectativas possam ser aplicadas conforme as técnicas que podem ser realizadas. Assim o procedimento deve ser discutido com seu médico para que haja esclarecimento de todo o processo.

Se possível leve fotos, registros e receitas ao médico que irá realizar a cirurgia secundária para que ele possa visualizar como o seu nariz era anteriormente e o que foi feito antes, durante e depois da cirurgia de rinoplastia prévia. 

QUANDO A CIRURGIA DE  RINOPLASTIA SECUNDÁRIA PODE SER INDICADA?

A rinoplastia é considerada um procedimento delicado que exige bastante cautela devido às complicações que podem ocorrer.

Alguns pacientes possuem resultados que não correspondem ao objetivo pretendido inicialmente devido a complicações, lesões pós-cirúrgicas e resultados insatisfatórios.

Nestes casos é indicado que seja realizada uma nova cirurgia de rinoplastia para correção das assimetrias e imperfeições.

Como posso saber se preciso de um procedimento de Rinoplastia Secundaria ?

No processo de cicatrização já é possível perceber se existem imperfeições e assimetrias no local assim como também é possível notar se a cicatrização está evoluindo de forma correta.

Caso você perceba o local com aparência anormal ou desagradável procure o médico cirurgião que realizou a rinoplastia para que possa esclarecer e analisar as condições do seu nariz.

Minha rinoplastia não saiu como o Planejado o que fazer?

Algumas cirurgias no nariz não correspondem às expectativas do paciente, isso pode ocorrer por falta de orientação médica nas consultas pré-operatórias e pela estrutura facial do paciente.

Por exemplo, pacientes que possuem um formato de rosto mais largo e traços marcantes devem possuir um nariz que corresponda às características do rosto, um nariz muito fino e pequeno ficará desproporcional ao rosto marcante. Dessa forma alguns resultados podem não ser o que o paciente idealizou. Todas as dúvidas devem sem sanadas com o médico cirurgião antes do procedimento cirúrgico.

Complicações no pós-operatório da rinoplastia

Todo processo cirúrgico deve ser planejado e o médico cirurgião deve possuir indicação e capacitação para realizar o procedimento.

As complicações cirúrgicas podem surgir em ocasiões onde a despreparo médico e falta de planejamento cirúrgico, isso pode levar ao desejo de uma segunda cirurgia plástica para correções procedimento.

Alguns pacientes relatam piora na funcionalidade do nariz e isso também deve ser considerado como indícios para uma nova cirurgia. Nesses casos o paciente deve procurar por cirurgiões que possuem reconhecimento e capacitação para realizara cirurgia reparadora facial.

Os riscos pós-operatórios de uma cirurgia de rinoplastia são:

  • Aumento de desvio de septo
  • Colapso na válvula nasal, cartilagem ou nos ossos nasais.
  • Saliências
  • Depressões
  • Tecido cicatricial excessivo
  • Dificuldade na respiração
  • Sinusite
  • Queda da ponta do nariz
  • Aparência desproporcional
  • Projeção excessiva da ponta
  • Redução inadequada do dorso nasal
  • Obstrução nasal

Acidente após rinoplastia

Acidentes podem ocorrer a qualquer momento e se você realizou uma cirurgia de rinoplastia recentemente pode sofrer com as consequências. O paciente que realiza rinoplastia deve tomar cuidados ao praticar esportes e atividades que podem gerar impactos na face.

É muito comum a ocorrência de acidentes pós rinoplastia e na maioria das vezes não é necessário realizar uma segunda rinoplastia.

Mas em casos que ocorreram traumas após a rinoplastia o paciente deve procurar pelo cirurgião que realizou o primeiro procedimento ou por cirurgiões plásticos com especialização em cirurgias reparadoras

Como é realizado o procedimento de rinoplastia secundaria?

O procedimento pode ser realizado em abordagem “aberta ou fechada”.  Geralmente, quando são necessárias grandes mudanças na estrutura nasal é considerada a abordagem aberta onde é feita uma incisão na ponte nasal entre as duas narinas onde a pele é levantada para melhor visualização das estruturas pelo médico.

Em pequenas correções de contorno é realizada a técnica fechada onde são feitas incisões internas para acesso a estrutura nasal.

Podem ser inseridos enxertos de cartilagem para reestruturar e atingir os objetivos de restauração funcional e estética do nariz. A cartilagem para enxerto pode ser retirada da orelha ou da costela e remodelada conforme o formato estrutural do nariz.

O processo é meticuloso e demanda preparo e capacitação médica. O procedimento de revisão nasal deve ser realizado somente por profissional capacitado e especializado em cirurgia plástica reconstrutiva.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos

Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467

 

 

Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467
Open chat