Explante Mamário

Cirurgia Plástica de Remoção de Prótese de Silicone

A remoção do implante mamário é uma opção, se a mulher quiser mudar sua aparência ou tiver desenvolvido sintomas relacionados à saúde.

Como o aumento dos seios utilizando próteses de silicone ainda é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo, não é surpresa que algumas pacientes busquem a reversão do procedimento.

Se você está entre as mulheres que decidiram remover seus implantes mamários, você precisa contar com um cirurgião que entenda suas necessidades. Sabemos que a mudança é a única constante na vida e, não importa o motivo da remoção, teremos prazer em ajudá-la na conclusão dessa etapa.

Se quer saber mais sobre a cirurgia de explante de prótese de silicone, clique aqui e agende uma consulta com o Dr. Etienne.

O que é a cirurgia de explante mamário?

A cirurgia de explante mamário é o processo de remoção de implantes de silicone nos seios. Mais do que nunca, as mulheres em todo o mundo estão optando por remover seus implantes por vários motivos. Algumas pacientes estão insatisfeitas com a aparência de seus seios, enquanto outras pacientes apresentam complicações que exigem o procedimento. Os motivos mais comuns pelos quais as mulheres tem removido as próteses de silicone são:

  • insatisfação com a aparência;
  • vazamentos ou rupturas;
  • prevenção ou mitigação da contratura capsular;
  • deslocamento ou movimento de um ou ambas as próteses
  • ajustes de tamanho com cirurgia de revisão de mama;
  • sintomas associados à síndrome autoimune induzida por adjuvantes (ASIA).

Algumas pessoas também optam por realizar a cirurgia de explante mamário, porque seus seios mudaram com o tempo, afetando a aparência dos implantes. Idade, gravidez e amamentação podem alterar a forma e o tamanho dos seios.

Às vezes, as pessoas simplesmente não querem mais ter próteses de silicone ou têm objetivos estéticos diferentes e querem mudar o tamanho do implante. Entretanto, você não precisa de um motivo específico para retirar os implantes. Desde que esteja com boa saúde geral, o seu desejo é, por si só, suficiente para realizar a cirurgia de remoção de próteses de silicone.

O processo de remoção do implante mamário

As mulheres que consideram a remoção do implante mamário devem primeiro agendar uma consulta para avaliar o estado de seus implantes e discutir seus objetivos e / ou preocupações estéticas. Em muitos casos, o explante é um procedimento cirúrgico simples, durante o qual Dr. Etienne remove o implante da cápsula mamária, ou seja, a bolsa que o corpo forma em torno da substância estranha. Entretanto, em alguns casos, condições como contração capsular ou ruptura podem tornar a cirurgia de remoção mais complexa, mas os resultados desejados ainda podem ser alcançados.

A cirurgia de remoção do implante mamário requer que uma incisão seja feita ao longo da dobra inferior da mama (sulco inframamário) ou ao redor da aréola. Semelhantemente à forma como os implantes mamários são colocados. A partir daí, é possível remover o implante e, na maioria dos casos, a cápsula mamária também.

Como os seios ficam após a remoção do implante

A forma e a condição das mamas após a remoção dos implantes dependem de três fatores:

  • o tamanho de seus seios antes dos implantes;
  • o tamanho dos implantes colocados;
  • mudanças corporais durante a realização de implantes, como perda ou ganho de peso, gravidez e menopausa.

Quando a paciente está enfrentando complicações decorrentes de implantes mamários ou simplesmente não deseja mais tê-los, a remoção do implante mamário costuma ser a melhor solução. Podem ocorrer flacidez e esvaziamento das mamas, dependendo de fatores como o tamanho dos implantes, o tamanho dos seios naturais e a idade da paciente. Nesses casos, a mastopexia, também conhecida como levantamento de mama, pode ser realizada, em conjunto com o procedimento de remoção das próteses de silicone para melhorar os resultados. Também deve ser observado que, se uma paciente está simplesmente interessada em reduzir o tamanho de seus implantes atuais, uma substituição de implante mamário, usando um tamanho menor, pode ser uma excelente alternativa.

Dr. Etienne avaliará cada paciente individualmente, para oferecer o melhor plano cirúrgico que se adeque às suas necessidades. Convidamo-lo para agendar uma consulta agora mesmo, clique aqui e fale com uma de nossas secretárias.

Quando é recomendado realizar o explante mamário?

O explante mamário é recomendado somente em casos específicos. Dr. Etienne sugere a retirada das próteses de silicone, quando há infecções graves no local, que podem ocorrer logo após a cirurgia ou anos depois do procedimento e são consideradas raríssimas. Se a Síndrome ASIA for diagnosticada por um médico reumatologista, o caminho recomendado também é o explante. Nas demais situações, é sugerido realizar a substituição da prótese. No entanto, Dr. Etienne leva em consideração o desejo da paciente como um fator definitivo para a realização do explante, independente da motivação.

Como funciona a cirurgia de explante mamário? Vou ficar com a mesma mama de antes da prótese?

A cirurgia de explante mamário é mais complexa e demorada do que o procedimento para inserção dos implantes, embora muitas pacientes acreditem que é só retirar a prótese. Ao retirar as próteses de silicone, a pele geralmente cede e fica com aspecto vazio. Nesse caso, para remover a pede sobressalente, Dr. Etienne recomenda a cirurgia de mastopexia.

Atualmente, é possível realizar o aumento de mama com enxerto de gordura, e, no caso de explante mamário, essa alternativa pode ser extremamente benéfica para as pacientes que ainda desejam ter um volume nos seios.

Quais devem ser minhas principais preocupações ao escolher novos tamanhos de implantes mamários?

Os implantes mamários são opcionais e eletivos. Eles devem atender às suas expectativas em forma, tamanho e projeção. Além disso, você deve considerar a aparência que você deseja que seus novos seios tenham, seu estilo de vida e os tipos de atividades físicas que você pratica. Afinal, o tamanho dos seios pode ser um dificultador para a prática de algumas atividades.

Onde será realizada minha cirurgia de explante mamário?

Dr. Etienne de Miranda Soares realiza todos os seus procedimentos de cirurgia de explante mamário no Hospital Materdei, em Belo Horizonte.

Qual tipo de anestesia é utilizada na cirurgia de explante mamário??

Dr. Etienne utiliza na cirurgia de explante mamário, a anestesia local com sedação, peridural ou geral. Sempre com os cuidados especializados e supervisão de um anestesiologista credenciado.

Orientações Pós-Operatórias

Para mais informações sobre este tipo de cirurgia entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.


Artigos relacionados


Open chat