Rinoplastia Secundária

O desafio da rinoplastia secundária é devolver aos pacientes a autoconfiança e as expectativas perdidas na cirurgia anterior.

Cirurgia de Revisão do Nariz

Uma cirurgia de rinoplastia bem-sucedida deve ter como objetivo obter a melhor forma nasal possível, melhorar a respiração e minimizar possíveis complicações. Infelizmente, às vezes, os resultados de uma rinoplastia anterior podem ser insatisfatórios, devido à inexperiência do cirurgião, à técnica cirúrgica inadequada ou ao processo de cicatrização do paciente.

A rinoplastia tem uma das maiores taxas de recorrência de todos os procedimentos de cirurgia plástica, porque a anatomia nasal é muito variável. Os resultados finais podem ser comprometidos pela formação de tecido cicatricial, mudança estrutural e a própria cirurgia requerer talento artístico do cirurgião, para ser executada com sucesso.

Se quer saber se a rinoplastia secundária é indicada para você, clique aqui e agende uma consulta com o Dr. Etienne.

O que é a rinoplastia secundária?

A rinoplastia secundária, também chamada de rinoplastia revisional, é um procedimento cirúrgico que corrige problemas nasais de natureza estética ou funcional decorrentes de uma cirurgia de rinoplastia anterior. A cirurgia de revisão do nariz é, de longe, uma das mais cirurgias plásticas mais desafiadoras de realizar, pois requer um cirurgião plástico com experiência e habilidade na reconstrução das cartilagens e estrutura óssea do nariz. A rinoplastia de revisão pode corrigir e melhorar uma série de problemas que resultaram de cirurgias anteriores. Entre os principais motivos para ser realizada, destacam-se:

  • obstruções nasais e outros problemas funcionais que podem diminuir a capacidade respiratória;
  • correção de técnicas incorretas, que levaram a uma falha funcional ou ao resultado estético indesejado (como ponta muito arrebitada, assimetria acentuada entre as narinas, cicatrizes excessivas, entre outras deformidades em relação ao restante da face);
  • lapidação de resultados estéticos que ficaram abaixo do esperado, independente do motivo.

A rinoplastia secundária é mais difícil de realizar do que a rinoplastia primária, porque a anatomia normal do nariz pode estar distorcida, faltam pedaços de cartilagem e pode haver formação de tecido cicatricial dentro do nariz. Além disso, alguns pacientes são afetados emocionalmente por temerem que uma cirurgia posterior possa trazer outros problemas.

Dr. Etienne abordará todas essas questões com você, em sua consulta inicial. Seus traumas, seus medos e suas inseguranças. Se você é um candidato a realizar a cirurgia, será informado de quais são os riscos, quais são as estratégias para a devolução de sua autoestima e o que a rinoplastia secundária pode fazer por você.

Convidamos-lhe agendar uma consulta agora mesmo, clique aqui e fale com uma de nossas secretárias.

Quem é um bom candidato para uma rinoplastia de revisão?

Adolescentes e adultos saudáveis ​​que fizeram uma rinoplastia malsucedida e gostariam que o nariz fosse remodelado para um formato mais natural e esteticamente agradável.

Com qual idade pode ser realizada uma rinoplastia de revisão?

Os pacientes devem ter, no mínimo, 16 anos, para realizarem a rinoplastia secundária.

Como é a consulta de rinoplastia secundária?

Dr. Etienne reserva um bom tempo para a consulta de seus pacientes de rinoplastia secundária, devido a quantidade de detalhes a serem observados e esclarecidos na consulta. Ele gosta de conhecê-los bem e vai examinar o nariz de dentro para fora. Ao realizar um exame completo, ele saberá exatamente quais são as áreas problemáticas do nariz. Ele irá formular um plano cirúrgico individualizado para sua a cirurgia secundária. Fotos serão tiradas e uma imagem gerada por computador será feita de seu nariz. Você é envolvido em todo o processo de tomada de decisão, para que médico e pacientes fiquem alinhados.

Onde será realizada minha rinoplastia de revisão?

Dr. Etienne de Miranda Soares, realiza todos os seus procedimentos de rinoplastia secundária no Hospital Materdei, em Belo Horizonte.

Qual tipo de anestesia é utilizada na rinoplastia secundária?

Dr. Etienne realiza a rinoplastia secundária com anestesia geral. Como o procedimento de rinoplastia de revisão geralmente é mais complicado do que a rinoplastia primária, muitas vezes o Dr. Etienne precisa obter enxertos. A anestesia geral permite que o Dr. Etienne fique focado na cirurgia, enquanto o anestesiologista fornece a anestesia.

Como Dr. Etienne realiza a rinoplastia de revisão?

A cirurgia de revisão de rinoplastia pode ser um procedimento muito desafiador tecnicamente. Dr. Etienne sempre tem um plano cirúrgico pensado antes de entrar na sala de cirurgia. Ele terá anotações sobre o estado da cartilagem septal, dos ossos nasais, da ponte e das cartilagens da ponta nasal, sobre locais que obterá os enxertos de cartilagem do septo. Normalmente, Dr. Etienne realiza a cirurgia secundária com abordagem aberta, de modo que ele possa visualizar todas as estruturas nasais com mais clareza e reconstruir a estrutura nasal.

Quanto tempo demora a rinoplastia secundária?

Dr. Etienne leva cerca de três horas ou mais, para realizar uma cirurgia de rinoplastia de revisão.

Onde são feitas as incisões da rinoplastia de secundária?

A incisão é na columela do nariz, que é aquela “coluna” de pele entre as duas narinas, considerando que Dr. Etienne geralmente realiza a rinoplastia secundária por via aberta A cicatriz geralmente fica imperceptível, assim que o paciente recupera-se da cirurgia.

O que devo esperar em termos de dor com a minha cirurgia de rinoplastia secundária?

Os pacientes que passam por uma rinoplastia de revisão, na maioria das vezes, não sentem muita dor. Os analgésicos prescritos são suficientes para tratamento da dor e do desconforto da cirurgia.

Quanto tempo preciso esperar para poder realizar a rinoplastia secundária?

Após a cirurgia primária, para que o nariz tome sua forma final, é necessário aguardarmos de 1 a 2 anos para realização da rinoplastia secundária. Após esse período, Dr. Etienne avaliará se, de fato, o paciente deve realizar a rinoplastia secundária. Algumas situações especiais podem requerer cirurgia antes desse prazo.

Como é a recuperação da rinoplastia de revisão?

A recuperação de uma rinoplastia de revisão realizada pelo Dr. Etienne nunca é tão ruim quanto os pacientes realmente esperam. O paciente às vezes pode ter uma leve sensação de pressão sobre o nariz. Raramente há dor no nariz. Ocasionalmente, se um enxerto foi retirado da costela, o paciente pode sentir alguma dor leve na área. A ocorrência de dor, nesse caso, geralmente é aliviada com a medicação para dor que é administrada. O Dr. Etienne examina o paciente no dia posterior à cirurgia, para se certificar de que está tudo bem. No sétimo dia após a cirurgia secundária, o gesso do paciente é removido. A maior parte do inchaço ao redor dos olhos diminui à essa altura da recuperação. A maioria dos pacientes consegue retornar ao trabalho no sexto dia pós-operatório. Cerca de 2/3 do inchaço desaparece na terceira semana. No sexto mês, cerca de 90% do inchaço nasal foi resolvido. Cerca de 99% do inchaço desaparecerá dentro de um ano. Se o paciente tiver pele nasal espessa, pode levar cerca de 12 a 18 meses para que todo o inchaço e edema desapareçam.

Quanto tempo levarei para voltar ao trabalho após uma rinoplastia de revisão?

A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho ou à escola cerca de seis dias, após a rinoplastia secundária. É interessante que, quando uma rinoplastia de revisão é bem realizada e o nariz remodelado de forma natural, a maioria das pessoas não perceberá que a cirurgia foi realizada.

Quando posso me exercitar depois de fazer uma rinoplastia de revisão?

É importante não praticar exercícios por três semanas, após a cirurgia nasal secundária. Praticar exercícios durante a fase de recuperação imediata fará que seu nariz inche excessivamente e prolongue o período de recuperação.

Quando os pontos são retirados após a rinoplastia de revisão?

Os pontos columelares serão retirados no período de uma a duas semanas do pós-operatório.

Quais riscos ou complicações podem ocorrer com uma rinoplastia secundária?

Todas as cirurgias apresentam algum risco. Para a rinoplastia secundária, os principais riscos são sangramento, infecção e imperfeição estética. O sangramento é raro e ocorre em menos de 1% dos casos. Se o sangramento ocorrer, o paciente deve ligar para Dr. Etienne, que o atenderá imediatamente no consultório. Normalmente, um pequeno algodão é colocado no nariz para estancar o sangramento. Os pacientes do Dr. Etienne recebem antibióticos por via intravenosa antes da cirurgia e, a seguir, antibióticos orais por vários dias.

Qual é o custo de uma rinoplastia secundária?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não permitem a divulgação de preço de cirurgia plástica por intermédio de mensagens, sites ou redes sociais. Dessa forma, o investimento no procedimento cirúrgico é informado ao paciente, após uma consulta criteriosa com o Dr. Etienne.

O que mais eu preciso saber antes de fazer minha rinoplastia secundária?

A maioria dos pacientes, que se submetem a um procedimento de rinoplastia de revisão com Dr. Etienne, costuma dizer que teriam feito a cirurgia anteriormente, se soubessem como a recuperação foi fácil e como os resultados foram excelentes. Embora a rinoplastia secundária seja um procedimento muito difícil e complicado, que requer um conhecimento profundo da estrutura do nariz, Dr. Etienne é um cirurgião nasal especialista com muitos anos de experiência. Ele vai remodelar e criar um nariz bonito e natural, utilizando as técnicas mais avançadas e atuais disponíveis, na reconstrução nasal.

Os pacientes viajam para fazer uma cirurgia de revisão de rinoplastia com o Dr. Etienne?

Muitos pacientes hoje descobrem que precisam viajar para fora de sua cidade, de seu estado ou país para encontrar um especialista em rinoplastia de revisão.  Dr. Etienne destaca-se como especialista em cirurgia nasal secundária. Por esse motivo, grande parte dos pacientes do Dr. Etienne vêm a Belo Horizonte, para fazer sua rinoplastia de revisão. Para esses pacientes, Dr. Etienne e equipe oferecem um plano cirúrgico personalizado. São passadas orientações quanto ao período de estadia, aos retornos programados durante o período de permanência na cidade e ao acompanhamento por teleconsultas.

Orientações Pós-Operatórias

Para mais informações sobre este tipo de cirurgia entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.


Artigos relacionados


Open chat